Pular para o conteúdo principal

ESTUDOS E PESQUISAS (1) O Mago...

Cada vez a E.A.Mágikas e Divinatórias Alana Morgana, se empenha em trazer novos cursos e pesquisas. Com isso, enriquecemos  nossos estudos, trazendo novas pesquisas relacionadas a assuntos relacionados a Artes Mágikas e Divinatórias.  

O Tarot atualmente vem tendo muitos adeptos. Alguns só querem a divinatória, saber "a sorte" e outros querem as pesquisas mais profundas sobre o lado místico, esotérico, oculto das lâminas brilhantemente trabalhadas com símbolos. Símbolos que vão ao inconsciente e a caminha junto com a Magia. Todos foram ligados a Ordens Místicas, esoterismo. Seria hipocrisia dizer que os que utilizam o Tarot só vem o inconsciente como Yung, e não também como um caminho Mágiko e Iniciático.
Um pouquinho sobre o Mago, pois todo a Teoria e prática será dado nos nossos cursos presenciais ou on line.

Falemos sobre o Mago:
 Eliphas Lévi, que foi o introdutor da CABALA no Tarot. Muitos o criticam, fazem chacota, mas temos que respeitar esse grande Mestre Ocultista com sua visão mística cabalista sobre os Arcanos. Um dos mais controversos assuntos é sobre a letra Aleph com o Mago.
O mesmo, coloca ALEPH  ao Mago, o vendo como o Criador.Outros como o famoso russo chefe da Maçonaria, do Martinismo e da Rosacruz na Rússia, G.O.Mebes também colocava o Mago como Aleph; Papus também não fugiu a regra.
com o tempo,  outras vertentes foram surgindo colocando O Louco como Aleph.  Exemplificando, o Mago e Bruxo Aleister Crowley. Brevemente falaremos um pouco sobre os homens e mulheres poderosos do Ocidente e sua relação com a Magia, o Ocultismo e o Paganismo.

Eliphas Lévi                                                     
Crowley

Tarot de Rider Waite
Tarot de Crowley
Tarot de Besançon

Tradicionalmente, o Tarot tem a simbologia com os quatro elementos. E na Lâmina I 
na Arte Divinatória , o Mago ou o Presdigitador, concentra as suas habilidades na fala, na Arte da Oratória, nas idéias e força de vontade; ele soluciona situações com muita habilidade. Ele tem competência e dá o primeiro passo para a situação que se apresenta.
Na  sombra, é o enganador, bajulador, ladrão, oportunista.
Traz acima de sua cabeça o simbolo do infinito (lemniscata) através do chapeu ou como o Tarot de Edgar Waite, acima de sua cabeça. Sua mão está apontando para cima e a outra para baixo " O que está acima é semelhante ao que está abaixo" a máxima de Hermes Trimegistro.
 Sôbre a mesa, os quatro elementos, nos quais ele os manipula muito bem.  Seu arquétipo é o Criador e a sua letra é Aleph.
Vemos que Crowley foi completamente diferente, mas tendo o Mago também como Hermes o Mensageiro dos Deuses, ele se equilibra na montanha do inconsciente; o caduceu que vem das profundezas  e o disco alado que vem de sua cabeça, mostra a força solar mais elevada que ascende do inconsciente, consciência da totalidade. O cetro com cabeça de Fênix, poder, força regeneradora, enfim, há dentro desse Arcano (que significa mistério, o Oculto) os outros símbolos desse polêmico magista.
Falando sobre Waite : Foi o primeiro Tarot a ter desenhos ou pintas nos Arcanos Menores. Após ele outros fizeram variações desses Arcanos.


Obs: Nos cursos de Tarot, aprofundamos os Arcanos, nos seus ricos detalhes.

Alana Morgana





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSOS JUNHO/JULHO/AGOSTO

Olá!
MÊS DE JUNHO de 2016
A EAM traz mais uma vez, o CURSO GRATUITO SOBRE A RELIGIÃO WICCA, ministrado pelos Sacerdotes da Tradição Athena Pronaia.
Início: dia 05, 12 e 19, as 15h as 17h- Domingo zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br


Dia 18  Sábado das 15 as 19 hs: CURSO INTENSIVO: A ARTE DE FAZER PÓS, UNGUENTOS E POÇÕES
Troca: 150,00
(Apostila e Certificado) zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

Dia 26 Domingo das 15 as 18hs: A DEUSA ARACNE (Gratuito)

MÊS DE JULHO de 2016
Dia 10 Domingo: WORKSHOP: DANÇAS SAGRADAS NA ANTIGA RELIGIÃO (Sacerdote Karif Savah)

Dia 16 e 17 SÁBADO e DOMINGO das 15 as 19h: CURSO INTENSIVO DE BARALHO CIGANO
(Apostila e Certificado)
Troca: 150,00  zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

MÊS DE AGOSTO:
FORMAÇÃO DE BRUXAS /(OS) ECLÉTICAS - EAM (2 anos)
Troca: 150,00 mensais.
email: zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

Técn…

CURSO DE BRUXARIA NATURAL (Formação de Bruxas)

FORMAÇÃO DE BRUXAS
Este curso se iniciará em 18 de Agosto de 2018.


Mód I: História da Magia e Bruxaria/ Mancias/ Ordens Secretas e Sistemas de Magia/ Ética e Comportamento de uma Sacerdotisa ou Sacerdote.
MÓD II: Os Cinco elementos/ Elementares/ Egrégoras/Preparação de Altar/ Toalha do altar e Espaço Sagrado/ Instrumentos da Bruxaria Natural/ A Mulher e a Lua Cheia/Fases Lunares /As Luas do Ano/ O Homem e o Sol. Prática: Conexão com os Cinco Elementos/ Conexão com as fases da Lua/ Conexão com a Lua Cheia.
MÓD III: Símbolo dos Elementos com as mãos / Consagração dos Instrumentos/Horários Mágikos e Planetas Regentes/Roda do Ano / Círculo Mágiko (4)/Chacras/ Auras/ Sons/Varinha/ Cajado. Prática: Calcular horário e Construção de dias mais horários para a Arte. Prática: Confeccionando sua varinha e Cajado.
MOD IV: Símbolos de Poder e Foco da Magia/ Instrumentos para a Arte das Poções/Herbalismo Mágiko / Essências/ Cristais e a Arte dos Elixires/ Cores/ Aromas Benéficos e Maléficos. Prática: Prátic…

FEITIÇARIA PRÁTICA- A ARTE BRUXESCA de FAZER FEITIÇOS

Olá!




 Você quer aprender a fazer feitiçaria? Fazer feitiço? Saber trabalhar com as energias? Pois é, vamos através do Curso de Feitiçaria Prática, ensinar a trabalhar com esta Arte das Bruxas, na realidade, uma das Artes que as bruxas trabalham.
Desde que o mundo é mundo, os seres humanos lidavam com o desconhecido, com as forças mágikas que haviam em nós e na natureza. Isso, trouxe muita ajuda e também muitos prejuízos, pois as pessoas queriam somente para proveito próprio, ter poder e satisfazer o ego. Hoje, isso também permanece.
Mas neste curso, não estamos interessados no que vai utiliza-lo. Cabe a cada um saber o que vai fazer e aonde a sua consciência pesa ou não. Não estarei aqui para julgar. cada um sabe o que faz.
O importante aqui, é aprender um pouco da Arte da Feitiçaria, não da Alta Magia, mas da Baixa Magia. Serão por quatro meses, com práticas e estudos correspondentes daquilo que estão realizando ou vão realizar.
 Curso mais intensivo, virá depois.
O Curso constará: