Pular para o conteúdo principal

YULE OU LITHA? Qual é o certo?

No mundo pagão há duas vertentes dentro da Wicca. As que seguem o Hemisfério Sul seguindo a Celebração de Litha ou a Celebração de Yule agora no Natal. Acredito, que a Wicca trabalha com a RODA DO ANO com as Estações do Ano que mostra a Saga da Deusa e do Deus e as prioridades que são as colheitas! No Brasil, é calor! É a estação do Rei Sol, e ele a partir de 21 de dezembro, irá diminuir de força! Ele está na sua plenitude de força e vigor. Na Tradição Athena Pronaia, respeitamos o Ciclo natural da Natureza! Mas as famílias pagã do nosso clã, enfeita a casa com atributos natalinos, afinal na família, há pagãos e não pagãos! Há a sociedade vigente, há crianças, etc. Mas a Celebração de culto,são as lindas flores de cinco pétalas, margaridas e o girassol, para lembrar a força do Deus.
Não criticamos, só explicamos essa grande diferença de calor, de vida de colheita! O mundo inteiro celebra o Natal e é "cristão", retirado do paganismo, inclusive as cores os mitos de noel e de Jesus, seguindo o mito dos Deuses pagãos, como Mitra por exemplo!
Mas mesmo assim, aqui celebraremos Litha! O Sol, o calor fervoroso do Verão a PLENITUDE do Deus SOL! Porém, as tradições com a Roda Norte, Feliz Yule! O importante é celebrar e estarmos unidos! Isso, são apenas divergências naturais de qualquer religião. O importante é estarmos unidos!
Feliz Yule para os da Roda Norte!
Feliz Litha, para os da Roda Sul!
Alana Morgana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSOS JUNHO/JULHO/AGOSTO

Olá!
MÊS DE JUNHO de 2016
A EAM traz mais uma vez, o CURSO GRATUITO SOBRE A RELIGIÃO WICCA, ministrado pelos Sacerdotes da Tradição Athena Pronaia.
Início: dia 05, 12 e 19, as 15h as 17h- Domingo zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br


Dia 18  Sábado das 15 as 19 hs: CURSO INTENSIVO: A ARTE DE FAZER PÓS, UNGUENTOS E POÇÕES
Troca: 150,00
(Apostila e Certificado) zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

Dia 26 Domingo das 15 as 18hs: A DEUSA ARACNE (Gratuito)

MÊS DE JULHO de 2016
Dia 10 Domingo: WORKSHOP: DANÇAS SAGRADAS NA ANTIGA RELIGIÃO (Sacerdote Karif Savah)

Dia 16 e 17 SÁBADO e DOMINGO das 15 as 19h: CURSO INTENSIVO DE BARALHO CIGANO
(Apostila e Certificado)
Troca: 150,00  zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

MÊS DE AGOSTO:
FORMAÇÃO DE BRUXAS /(OS) ECLÉTICAS - EAM (2 anos)
Troca: 150,00 mensais.
email: zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

Técn…

CURSO DE BRUXARIA NATURAL (Formação de Bruxas)

FORMAÇÃO DE BRUXAS
Este curso se iniciará em 18 de Agosto de 2018.


Mód I: História da Magia e Bruxaria/ Mancias/ Ordens Secretas e Sistemas de Magia/ Ética e Comportamento de uma Sacerdotisa ou Sacerdote.
MÓD II: Os Cinco elementos/ Elementares/ Egrégoras/Preparação de Altar/ Toalha do altar e Espaço Sagrado/ Instrumentos da Bruxaria Natural/ A Mulher e a Lua Cheia/Fases Lunares /As Luas do Ano/ O Homem e o Sol. Prática: Conexão com os Cinco Elementos/ Conexão com as fases da Lua/ Conexão com a Lua Cheia.
MÓD III: Símbolo dos Elementos com as mãos / Consagração dos Instrumentos/Horários Mágikos e Planetas Regentes/Roda do Ano / Círculo Mágiko (4)/Chacras/ Auras/ Sons/Varinha/ Cajado. Prática: Calcular horário e Construção de dias mais horários para a Arte. Prática: Confeccionando sua varinha e Cajado.
MOD IV: Símbolos de Poder e Foco da Magia/ Instrumentos para a Arte das Poções/Herbalismo Mágiko / Essências/ Cristais e a Arte dos Elixires/ Cores/ Aromas Benéficos e Maléficos. Prática: Prátic…

FEITIÇARIA PRÁTICA- A ARTE BRUXESCA de FAZER FEITIÇOS

Olá!




 Você quer aprender a fazer feitiçaria? Fazer feitiço? Saber trabalhar com as energias? Pois é, vamos através do Curso de Feitiçaria Prática, ensinar a trabalhar com esta Arte das Bruxas, na realidade, uma das Artes que as bruxas trabalham.
Desde que o mundo é mundo, os seres humanos lidavam com o desconhecido, com as forças mágikas que haviam em nós e na natureza. Isso, trouxe muita ajuda e também muitos prejuízos, pois as pessoas queriam somente para proveito próprio, ter poder e satisfazer o ego. Hoje, isso também permanece.
Mas neste curso, não estamos interessados no que vai utiliza-lo. Cabe a cada um saber o que vai fazer e aonde a sua consciência pesa ou não. Não estarei aqui para julgar. cada um sabe o que faz.
O importante aqui, é aprender um pouco da Arte da Feitiçaria, não da Alta Magia, mas da Baixa Magia. Serão por quatro meses, com práticas e estudos correspondentes daquilo que estão realizando ou vão realizar.
 Curso mais intensivo, virá depois.
O Curso constará: