Pular para o conteúdo principal

SABE O QUE É O NATAL?



 NATAL

Leia abaixo o que as enciclopédias relatam sobre este dia: 
A festa do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa romano Libério no ano 354. Na verdade, a data de 25 de dezembro não se deve a um estrito aniversário cronológico, mas sim à substituição, com motivos cristãos, das antigas festas pagãs - onde os pagãos tributavam homenagem divindades do oriente -- expressam o sincretismo da festividade, de acordo com as medidas de assimilação religiosa adotadas por Constantino. 
A razão provável da adoção do dia 25 de dezembro é que os primeiros cristãos desejaram que a data coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada "ao nascimento do sol inconquistado", que comemorava o solstício do inverno. No mundo romano, a Saturnália, comemorada em 17 de dezembro, era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus iraniano Mitra, o sol da virtude. (©Enciclopédia Britânica do Brasil Publicações Ltda; Artigo-Natal).
"A festa do natal não estava incluída entre as primeiras festividades da Igreja... os primeiros indícios dela são provenientes do Egito... os costumes pagãos relacionados com o princípio do ano se concentravam na festa do natal". (Enciclopédia Católica, edição de 1911).
A data atual foi fixada no ano 440 d.C, afim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: A festa Mitraica ( religião Persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos), que celebravam o “NATALIS INVICTIS SOLIS” (nascimento do vitorioso sol) e várias outras festividades decorrentes do solstício de inverno, como a Saturnália em Roma e os cultos solares entre Celtas e os Germânicos. (Enciclopédia Barsa, 1998, volume 11, pág. 274).
Na verdade, a sua instituição no ano 354 pelo Papa Libério talvez se tenha devido à necessidade de cristianizar as festas que vários povos pagãos celebravam por altura do solstício de inverno. Assim, em vez de proibir as festas pagãs, forneceu-lhes um pretexto cristão.

INTERESSANTE, NÃO?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSOS JUNHO/JULHO/AGOSTO

Olá!
MÊS DE JUNHO de 2016
A EAM traz mais uma vez, o CURSO GRATUITO SOBRE A RELIGIÃO WICCA, ministrado pelos Sacerdotes da Tradição Athena Pronaia.
Início: dia 05, 12 e 19, as 15h as 17h- Domingo zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br


Dia 18  Sábado das 15 as 19 hs: CURSO INTENSIVO: A ARTE DE FAZER PÓS, UNGUENTOS E POÇÕES
Troca: 150,00
(Apostila e Certificado) zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

Dia 26 Domingo das 15 as 18hs: A DEUSA ARACNE (Gratuito)

MÊS DE JULHO de 2016
Dia 10 Domingo: WORKSHOP: DANÇAS SAGRADAS NA ANTIGA RELIGIÃO (Sacerdote Karif Savah)

Dia 16 e 17 SÁBADO e DOMINGO das 15 as 19h: CURSO INTENSIVO DE BARALHO CIGANO
(Apostila e Certificado)
Troca: 150,00  zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

MÊS DE AGOSTO:
FORMAÇÃO DE BRUXAS /(OS) ECLÉTICAS - EAM (2 anos)
Troca: 150,00 mensais.
email: zingarawitch@gmail.com
          escoladeartesmgikas_alanamorgana@yahoo.com.br

Técn…

CURSO DE BRUXARIA NATURAL (Formação de Bruxas)

FORMAÇÃO DE BRUXAS
Este curso se iniciará em 18 de Agosto de 2018.


Mód I: História da Magia e Bruxaria/ Mancias/ Ordens Secretas e Sistemas de Magia/ Ética e Comportamento de uma Sacerdotisa ou Sacerdote.
MÓD II: Os Cinco elementos/ Elementares/ Egrégoras/Preparação de Altar/ Toalha do altar e Espaço Sagrado/ Instrumentos da Bruxaria Natural/ A Mulher e a Lua Cheia/Fases Lunares /As Luas do Ano/ O Homem e o Sol. Prática: Conexão com os Cinco Elementos/ Conexão com as fases da Lua/ Conexão com a Lua Cheia.
MÓD III: Símbolo dos Elementos com as mãos / Consagração dos Instrumentos/Horários Mágikos e Planetas Regentes/Roda do Ano / Círculo Mágiko (4)/Chacras/ Auras/ Sons/Varinha/ Cajado. Prática: Calcular horário e Construção de dias mais horários para a Arte. Prática: Confeccionando sua varinha e Cajado.
MOD IV: Símbolos de Poder e Foco da Magia/ Instrumentos para a Arte das Poções/Herbalismo Mágiko / Essências/ Cristais e a Arte dos Elixires/ Cores/ Aromas Benéficos e Maléficos. Prática: Prátic…

FEITIÇARIA PRÁTICA- A ARTE BRUXESCA de FAZER FEITIÇOS

Olá!




 Você quer aprender a fazer feitiçaria? Fazer feitiço? Saber trabalhar com as energias? Pois é, vamos através do Curso de Feitiçaria Prática, ensinar a trabalhar com esta Arte das Bruxas, na realidade, uma das Artes que as bruxas trabalham.
Desde que o mundo é mundo, os seres humanos lidavam com o desconhecido, com as forças mágikas que haviam em nós e na natureza. Isso, trouxe muita ajuda e também muitos prejuízos, pois as pessoas queriam somente para proveito próprio, ter poder e satisfazer o ego. Hoje, isso também permanece.
Mas neste curso, não estamos interessados no que vai utiliza-lo. Cabe a cada um saber o que vai fazer e aonde a sua consciência pesa ou não. Não estarei aqui para julgar. cada um sabe o que faz.
O importante aqui, é aprender um pouco da Arte da Feitiçaria, não da Alta Magia, mas da Baixa Magia. Serão por quatro meses, com práticas e estudos correspondentes daquilo que estão realizando ou vão realizar.
 Curso mais intensivo, virá depois.
O Curso constará: