quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

RODAR PELO NORTE OU PELO SUL? (Que expressão PAGÃ OU WICCANA é essa?



Para aqueles que querem entender as expressões cotidianas que seus adeptos no Brasil fazem: : “Eu sigo a Roda Norte”! “Não, eu sigo a Roda Sul!”, vamos ver o porquê disso.
Desde tempos imemoriais, ao Solstício de Verão OU LITHA é muito celebrado, principalmente nos países frios, cujo inverno muito rigoroso, não havendo plantios e os animais, rebanhos, sofrem com isso. O Sol é a fonte da vida, pois sem Sol as plantas, não florescem, não crescem e não teremos alimentos, nem remédios, nem nada. Ficará somente o frio... Por isso as celebrações GERALMENTE são feitas nas entradas das mudanças astronômicas. 
Lembram que sempre festejam a Festa da Primavera? São lembranças desses tempos felizes, aonde se agradecia a Mãe Natureza Suas dádivas. Permanece assim até hoje, com algumas dessas estações. Aguns países festejam as colheitas ainda! No Brasil, no Sul, os de herança européia, ainda celebram e cristianizam. Mas vamos para o Solstício de Verão.

Estamos aqui no Hemisfério Sul e ocorre em 21 de Dezembro e finaliza em Março no dia 21. Já no Hemisfério Norte é a chegada do Inverno, por isso celebram o Natal, que é chegada da Criança da Promessa.

No BRASIL alguns WICCANOS OU PAGÃOS DE OUTRAS VERTENTES, celebram como o Norte, pois acreditam estar em sintonia com os ancestrais da época, o que é muito louvável. 
Os que Rodam com o Sul, ou seja o Hemisfério  Sul, como eu, a Tradição Athena Pronaia e outras Tradições, ENTENDEM que as celebrações são de acordo com as Estações do Ano, seguindo assim, como ERA E É ORIGINALMENTE. Então, já sabem, simples assim. O importante é o respeito e CELEBRAR!

Doces lindos e decorados que vi na internet
Solstício de Verão na Suécia
O VERÃO no BRASIL é celebrado com muitos sucos de frutas que são o máximo, aliás, como todas as frutas. O suco de MELANCIA É DESDE OS TEMPOS DA GRÉCIA ANTIGA, é "Originária das regiões secas tem um centro de diversificação secundário no sul da Ásia. A domesticação ocorreu na África central, onde a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos."; 
"ABACAXI: Símbolo dos países de clima tropical, o abacaxi é originário da América do Sul; mais especificamente, da região sul do Brasil. O mesmo também é conhecido como ananás, tanto na língua portuguesa como na espanhola."
"LARANJA é o fruto da laranjeira (Citrus × sinensis), uma árvore da família Rutaceae. É um fruto híbrido que teria surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. ... A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses."
“ACEROLA, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada Aceroleira."

"UVAS: O cultivo da uva começou cerca de 6.000 a 8.000 anos atrás, no Oriente Médio. A levedura, um dos primeiros microorganismos conhecidos pelo homem, ocorre naturalmente na casca das uvas, levando a produção de bebidas alcoólicas, como o vinho."

GUARANÁ: “É de origem indígena, pois deriva da palavra tupi wara'ná. É o termo dado pelos índios tupis para esta planta. - Numa outra versão da lenda, quando o bom índio nasceu, pararam as guerras que existiam entre as tribos indígenas rivais da região. Veio então um período de paz e fartura.”
Vejam, quantas frutas e doces podem fazer no Verão, saudar o SOL e ver que Ele é a representação do Grande Deus Hélius! Sinta a sua energia vibrar! Sinta-se cheia de saúde, pois o banho de sol é saúde!, Portanto, coloquem guirlandas na cabeça e homenagem o Sol, com frutas, sucos, pães, doces e toda a alegria que o Verão nos
traz! É tempo de Magia!
Escrevi este artigo para as jovens que me perguntaram sobre essa diferença, Irani e Graça de Mato grosso do Sul. 
Com amor, Alana Morgana, a Bruxa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TURMAS DE FORMAÇÃO DE BRUXAS ECLÉTICAS 2018

Os Anjos-Príncipes e os Dias da Semana Também chamados de GÊNIOS